Como vão vocês?

Sim, há algum tempo não posto nada neste blog. Tenho motivos da vida real pra isso.

Mas vim falar de outro motivo que tem me mantido longe daqui: a indústria fonográfica.

Apesar de ser um espaço livre pra minha mente, obviamente o forte do blog é Cinema e Música, minhas duas coisas favoritas. Além de escrever sobre música e cinema eu gosto de compartilhar canções e vídeos, pra dividir o que eu acho bom e me deixa feliz com o mundo. Infelizmente, a única sessão do blog que engatou de vez, Nine Songs for Sunday, foi vítima de várias baixas devido à remoção dos arquivos do meu disco virtual no 4Shared. Até aí, tudo bem, pois o 4Shared simplesmente isola os arquivos numa pasta chamada “abuse” e bloqueia os downloads, para que você saiba quais arquivos estão sendo bloqueados e os delete você mesmo. Porém, o que mais me abalou foi o aviso do próprio WordPress, o qual eu recebi duas vezes. No e-mail de reconciliação da segunda vez, fui ameaçado de ter meu blog suspenso caso ocorresse novamente de eu postar links para arquivos que firam os direitos autorais e blablablá. Isso realmente me deixou com medo e, desde então, eu não posto MP3 aqui.

Porém, teimoso que sou, quero continuar a compartilhar música com meus leitores. A primeira atitude que tomei foi colocar um aviso na barra lateral para que alguém que tenha problemas com algum arquivo postado me contate antes de requisitar a exclusão do meu blog, como aconteceu ao falecido Say Cheese For Me!. Além disso estou estudando meios de continuar postando MP3: deixar os arquivos no ar por tempo limitado (o que eu não quero muito fazer) ou postar links de compra no fim dos posts (o que é mais tolerado já que isso valida o caráter de divulgação da postagem).

Fora isso, a indústria fonográfica conquistou meu ódio sólido ao provocar o fim prematuro de uma das coisas mais legais da Internet em 2008, o Muxtape. De fato, todo o discurso de proteção aos direitos autorais dos artistas é uma grande balela, já que o que importa para as gravadoras é produto sendo vendido e dinheiro entrando. Até parece que eles se preocupam se seus artistas estão sendo lesados moralmente. Perder dinheiro é a verdadeira preocupação deles. Fuck the RIAA!!! E que destruamos a indústria fonográfica estabelecida hoje para susbstituí-la por um sistema mais justo e que se preocupe mais com a importância cultural da música (e do acesso à ela) do que com seus lucros. Ou então por um sistema anárquico, de livre circulação de arte e cultura ao redor do globo através da Internet.

Terminado meu desabafo raivoso, agora posso falar de algumas novidades do blog e adjacências. A primeira já foi apresentada, é a coluna “A pergunta é:” que ganha sua segunda incursão nos próximos dias. A segunda é que, com o fim trágico do Muxtape, eu migrei para o Mixwit, um serviço que tem seus prós e contras mas possui uma vantagem notável: ele pode ser compartilhado como um embeddable player. Logo, vou postar semanalmente (isso não é uma promessa, é um plano) uma mixtape temática diferente para o deleite de seus ouvidos.

Além disso, aguardem a volta da 9SfS e mais novidades que virão com um período de mais dedicação ao blog. (Embora durante as férias fique um tanto quanto complicado poder postar com freqüência, mas vou fazer o meu melhor.)

E que venha o Muxtape for Bands!!!

BJOS
CB

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.