artista comunicador




eu e o rádio

categoria : astrolábio, Cairo Braga jun 14th, 2016

minha relação com o rádio vem de berço. sempre teve rádio tocando em casa, principalmente música. Eldorado, Cultura, USP, Antena1, Nova Brasil, 89, Kiss, Alpha. eu descobri muitos artistas e canções que amo e ouço até hoje nessas emissoras, além de aprender mais sobre diversos assuntos falados em meio a tanta música boa. era como se eu ouvisse discos com “guias turísticos”.

conforme cresci e minha relação com o som, a música e as comunicações foi se moldando, eu acabei entrando numa graduação de audiovisual e tive minha primeira experiência de rádio defacto: tinha um programa semanal de 2h na Rádio Livre Capivara (UFSCar) chamado “Distorção e Luz” em que tocava e falava sobre música. infelizmente não tenho gravações dessa época, mas apresentei o programa durante um ano antes de ter que parar pelas demandas acadêmicas de tempo.

essa experiência me mostrou que o que eu sentia pelo rádio era real e que com todo um novo universo de podcasts, ele ia continuar vivendo e pulsando na era da internet. botei na cabeça que queria desenvolver um projeto para o rádio.

então fui o editor-chefe da tentativa de podcast mensal da Comunidade Queer Nerds…

…meu trabalho final pra especialização de Som foi um radiodocumentário (realizado com Raoni Reis) sobre iamiamiwhoami, ainda nos seus primeiros anos à época…

…e já graduado tentei fazer um programa semanal ao vivo bilíngüe sobre música na internet.

depois disso, em 2015, o Rodrigo Cruz me convidou pra gente fazer um podcast junto com o Thello Caetano sobre RuPaul’s Drag Race. e daí nasceu meu primeiro projeto de rádio bem sucedido: o podcast The Library Is Open!

o sucesso e a experiência que o TLiO me deu me deixou confiante pra eu retomar minha idéia de ter um programa online, ao vivo e com interação e que envolvesse música e outros conteúdos falados e variados, sempre guiados por temáticas. então em Janeiro de 2016 eu comecei a desenvolver o astrolábio, com pretensão de estreá-lo em Março. coisas aconteceram e eu preferi focar no TLiO e deixar pra estrear o novo projeto com mais calma e tranqüilidade.

pois esse tempo chegou! a partir das 22h de hoje e toda terça-feira, eu estarei transmitindo uma jornada pelos espaços siderais da música e da vida e quero que vocês me acompanhem, vamos?

vamos interagir ao vivo no twitter com #astrolabio e através da minha conta @cairobraga, pelo chat na página de transmissão no mixlr e pela plataforma Discord (o link da sala será liberado 30min antes da transmissão).

o formato podcast vai ao ar às quartas pela manhã aqui e no meu mixcloud (você já pode assinar o feed nos botões da barra lateral, aliás).

nos ouvimos mais tarde, navegadores! o/

COMPARTILHE :

(2) comments

Edner Braga
12 meses ago · Responder

Já baixei o aplicativo e já fiz minha conta no mixlr. Espero conseguir ouvir, pois sou um usuário pouco básico! Kkkkk

cléverton santana
12 meses ago · Responder

ansioso:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *