artista comunicador



astrolábio: a segunda temporada vem aí!

categoria : astrolábio, Cairo Braga · No Comments abr 27th, 2017
astrolábio: a segunda temporada vem aí!

olá, viajantes do multiverso! em Junho do ano passado eu botei no mundo um amado projeto de programa de rádio…

eu e o rádio

categoria : astrolábio, Cairo Braga · (2) Comments jun 14th, 2016
eu e o rádio

minha relação com o rádio vem de berço. sempre teve rádio tocando em casa, principalmente música.

Declaração de Estado de Cairo Braga, Maio de 2016

categoria : Cairo Braga, Fluxo de Consciência, Meta · (2) Comments maio 11th, 2016
Declaração de Estado de Cairo Braga, Maio de 2016

Venho por meio desta declarar o meu estado no presente mês de Maio do ano 2016, como conseqüência de acontecimentos…

à pista de dança

categoria : Cairo Braga, Fluxo de Consciência, Meta, Música · (2) Comments maio 5th, 2014

a pista de dança é o meu laboratório.
é onde o ouvido físico e o ouvido psíquico se unem pela inescapável vibração do corpo inteiro e absoluto.

a pista de dança é o meu hospital.
é onde todos os males são tratados e queimados pelos poderes tão-humanos da transpiração e da performance.

a pista de dança é a minha sala de estar.
é onde todos os amores se convergem em ordens aleatórias e os desamores podem ser ignorados, por mais que estejam logo ali ao lado.

a pista de dança é a minha igreja.
é onde o calor e a entrega emanam em louvor a um algo intangível que move multidões, mentes e corações.

a pista de dança é minha.


[uma pequena ode às pistas em que já fui, sou e serei feliz: Gallas Bar (Mongaguá); Rep. Cremosita, Rep. Rodox, Rep. Casa da Praia, Rep. Cabaret, Gig, Banana Brasil, Palquinho DCE/UFSCar (São Carlos); Void Club (Guarulhos); DEX Bar, ALôca, Ursound, Bar do Netão, Sonique, ABC Bailão, Morrison Rock Bar, Las Magrelas, Largo da Batata, Clube Homs (São Paulo).]

Foster?

categoria : Cairo Braga, Meta · (2) Comments jan 31st, 2014

sexta-feira, 31 de Janeiro de 2014, 11h30 da manhã.
eu estava dormindo, o celular toca. eu acordo, dou um pigarro pra suavizar a voz de quem acabou de acordar. era um número desconhecido.

eu: alô?
moça: olá, por favor o senhor Cairo?
eu: é ele mesmo que está falando.
moça: oi Cairo, aqui é da Fundação Padre Anchieta. estamos ligando para conversar sobre a vaga de Sonoplasta que você se inscreveu, você ainda está interessado na vaga?
eu: sim.
moça: você possui o DRT de sonoplasta?
eu: sim, possuo.
moça: você tem conhecimento em Foster?
eu: Foster?
moça: isso, Foster.
eu: não.
moça: ah, ok. obrigada, tenha um bom dia.

e fim da ligação, 11h33.

pois bem, lá fui eu pesquisar e descobrir o que é esse Foster ao qual a moça no telefone se referiu. é uma fabricante japonesa de produtos eletrônicos para usos acústicos: altifalantes, micro-altifalantes, microfones.

eu pensei cá com meus botões porque alguém perguntaria se eu sei operar altifalantes e microfones se utillizando do nome de uma marca ao invés de dizer “microfones e altifalantes”. pois pesquisei mais e descobri que a Foster tem uma outra marca chamada Fostex. a Fostex fabrica mesas de mixagem, gravadores digitais, microfones, monitores de som e equipamentos de PA. aí tudo fez sentido. mas depois não fez mais.

porque ela não me perguntou se eu tinha familiaridade com equipamentos de estúdio, de som, de mixagem, de gravação ao invés de me perguntar pelo nome de um fabricante que eu nunca tinha ouvido falar? eu até entendo a “urgência” em se eliminar candidatos para facilitar o trabalho do RH, mas eu penso que, a partir do momento que fundamentos básicos em equipamentos de som dão conta de pelo menos 50% do conhecimento técnico para se operar qualquer aparelho de uma determinada função (mixagem, gravação, reprodução, transmissão), pra quê perguntar pra alguém usando uma marca, um nome de fabricante? pois eu sei sim operar os equipamentos supracitados, mas nunca ouvi falar (até hoje, precisamente) de Foster e Fostex. me senti injustiçado.

mais ainda: porque terminar a ligação como se estivesse tirando meu currículo da pilha e jogando no lixo ao invés de lembrar que tem uma pessoa do lado de cá da linha?

espelho e texto

categoria : Cairo Braga, Fluxo de Consciência · No Comments set 24th, 2013

existem certos textos que quando lemos nos sentimos como que olhando no espelho. mas é mais forte que isso.

espelhos mostram apenas as superfícies. nos textos podemos ler nas entrelinhas e somos obrigados a encarar faces de nós mesmos que não sabíamos que estavam lá, ou que até sabíamos mas preferimos ignorar por quaisquer razões.

nos ultraja que outra pessoa através das palavras provoque essa situação, às vezes nos ofende e nos irrita. mas também é uma prova de amor humano e verdadeiro, uma lembrança de que viver juntos é um prisma infinito e não apenas um sorriso numa superfície espelhada.

Norden Mixtape

categoria : Cairo Braga, Música · (2) Comments set 2nd, 2013

ah, a escandinávia! esse lugar mágico cheio de lendas, florestas, fjords, mares gelados e boa música. os mais chegados e…

Elephant Radio: premiere!

categoria : Cairo Braga, Elephant Radio, Internet, Música, Podcasts · No Comments maio 31st, 2013

nesta quarta-feira ocorre a premiere oficial da Elephant Radio!

elephant-radio-logo-slogan

depois da transmissão piloto do dia 15/05/2013 e muita reflexão, a partir do dia 05/06/2013 começa a freqüência semanal do programa que quer explorar a memória musical de todxs que quiserem, sendo eu mesmo apenas um ponto de partida.

o funcionamento é simples:

– o programa é dividido em duas partes: uma falada em português (subtitulada BRASIL) e outra falada em inglês (subtitulada WORLD);
– cada parte terá duração de aproximadamente 30min e serão transmitidas em seqüência;
– no dia seguinte à transmissão os programas serão publicados em formato de podcast, para audição e download, a partir do perfil oficial no Mixcloud;
– a transmissão é feita ao vivo para que haja interatividade através das redes sociais: a participação de vocês é desejada com amor;
– para ouvir basta abrir http://radio.cairobraga.com no player de sua preferência (funciona também no TuneIn Radio para dispositivos móveis).

com início da parte BRASIL marcado para as 10h00 no horário de Brasília (13h00 no horário padrão de Greenwich) e da parte WORLD para as 10h30 no horário de Brasília (13h30 no horário padrão de Greenwich), a Elephant Radio é um experimento independente e feito em casa nascido a partir de uma vontade de troca baseada em música. por esse fundamento, existe uma abertura total a idéias e contribuições de todo tipo. se você quer dizer algo, não hesite.

para se preparar para a estréia, ouça e/ou baixe as duas partes do episódio piloto logo abaixo.

[MP3] Elephant Radio Brasil #0
[MP3] Elephant Radio World #0

Elephant Radio: start!

categoria : Cairo Braga, Elephant Radio, Internet, Música, Podcasts · No Comments maio 15th, 2013

eu venho querendo fazer isso há algum tempo e a hora chegou.

logo menos vai ao ar ao vivo o episódio piloto da Elephant Radio, meu programa de webradio semanal apresentado metade em Português, metade em Inglês. haverá fala, haverá música, haverá eu e haverá você. nossa memória é infinita assim como nosso desejo de compartilhar.

a partir das 10h00 horário de Brasília (13h00 GMT).

para ouvir, abra a seguinte URL no seu media player (Winamp, VLC, TuneIn Radio [Android, iOS, Blackberry, Windows Phone] etc.):

http://radio.cairobraga.com/

infinite memory for music. memória infinita pra música.

I’ve been wanting to do this for a while and the time has now come.

in a few hours the pilot episode of Elephant Radio will go live on air. Elephant Radio is a weekly webradio show presented half in Portuguese, half in English. there will be talk, there will be music, there will be me and there will be you. our memory is infinite just as our desire to share!

it starts at 1:00pm GMT (10:00am Brasília time).

to listen, open the following URL in your media player (Winamp, VLC, TuneIn Radio [Android, iOS, Blackberry, Windows Phone] etc.):

http://radio.cairobraga.com/