Tramas da tarde

Na primeira aula de Teoria do Audiovisual I, dia 4 de Agosto de 2008, o Professor José Gatti nos apresentou alguns conceitos que serão usados e estudados na disciplina. Um desses conceitos foi o cânone.

Nesta mesma aula ele nos apresentou a um dos filmes mais incríveis e intrigantes que eu ja vi, Tramas da Tarde (Meshes Of The Afternoon), que a genial cineasta e dançarina (entre outras coisas) Maya Deren realizou em 1943 ao lado de seu então marido Alexander Hamid. A trilha sonora foi feita apenas em 1957 pelo terceiro marido de Maya, Teiji Ito.

Voltando ao cânone, Gatti nos disse que este filme está presente no cânone de todos os professores de cinema do mundo. Exagero ou não, não me surpreenderia se for verdade.

O filme é um universo que dá margem às interpretações mais diversas. Cada plano, cada corte tem uma carga significativa e expressiva incrível. O filme é todo permeado pela incrível e dramática expressividade de Deren e pela maneira como a câmera acompanha sua sinuosidade corporal.

Ironicamente, o filme foi realizado em Hollywood, onde a experimentação e a expressão artística como expressão individual eram evitadas, senão negadas, pelos estúdios e seu sistema industrial de cinema.

Eu, Berenice e todos os estudantes e professores de cinema do planeta recomendamos que assista, logo abaixo, essa obra-prima do cinema mundial.

TRAMAS DA TARDE (MESHES OF THE AFTERNOON)

[google=4002812108181388236,490,nolink] [SITE] Maya Deren @ IMDB
[SITE] Maya Deren @ Wikipedia (English)
[SITE] A Profile of Maya Deren @ Senses of Cinema
[SITE] Maya Deren Forum

4 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.